Páginas

BLOG DESTINADO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, JORNALISMO E MODOS DE VIDA

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por onde anda: Amanda Acosta, do Trem da Alegria

Por WALLACE CARVALHO/ Foto: Reprodução



RIO DE JANEIRO - No finalzinho da década de 80, início da década de 90, Amanda Acosta era presença constante nos programas de auditório da Rede Globo. Durante cinco anos - dia sim, outro também - lá estava ela no “Xou da Xuxa” ao lado dos companheiros do grupo infantil “Trem da Alegria” cantando sucessos que marcaram uma geração como “Pra ver se cola”, “Pula Corda”, “Iô-iô”, “Alguém no Céu”, entre outros.

Porém, muito antes de pegar o Trem, Amanda Neto Acosta já estava na estrada. A carreira dessa paulista começou aos quatro anos de idade como caloura do “Programa Raul Gil”. Depois, passou a fazer campanhas publicitárias, montou um grupo com as irmãs e duas primas – Amanda e as Netinhas, até fazer parte da turma do Do-ré-mi. Um ano depois, foi convidada para fazer parte da nova formação do “Trem da Alegria” - ao lado de Juninho Bill e Rubinho. Quase 20 anos após o fim grupo, ficaram boas recordações de momentos que não voltam mais. “Sinto uma saudade boa. Uma saudade saudável. Foi muito bom em todos os sentidos. Fui muito feliz no Trem”, contou Amanda ao Famosidades.

Desse tempo, ficaram os laços de amizade com os ex-companheiros. “Tenho contato com o Jú e o Rubinho. Com a Vanessa converso às vezes por e-mail e o Lú vejo muito de vez em quando”, disse Amanda que durante um ano dividiu os vocais do grupo com Vanessa e Luciano Nassyn. Em sua passagem pelo Trem, Amanda ganhou cinco discos de ouro, três de platina e conquistou, não apenas as crianças da época, mas uma legião de fãs e admiradores, como Xuxa, a eterna “Rainha dos Baixinhos”. A cantora e a apresentadora se reencontraram no palco do programa “TV Xuxa” no final de 2009. “Foi uma surpresa pra nos duas e a emoção foi verdadeira e intensa”, revelou Amanda que relembrou uma homenagem feita a apresentadora em 1989.

Após 17 anos sem gravar, Amanda está lançando seu primeiro álbum solo. Tanto tempo longe dos estúdios tem um motivo: falta de patrocínio. “No Brasil é tudo muito difícil quando você quer fazer um trabalho inédito sem seguir uma moda ou sem entrar no esquema comercial. Falta investimento na cultura”, explicou a cantora, que fez muito sucesso na época em que as gravadoras dominavam o mercado musical.

“Agora são outros caminhos e temos que nos adaptar, mas o público é o mesmo”, afirmou. Ela disponibilizou algumas músicas do novo disco na internet. “Queria que o maior número de pessoas tivesse contato com a minha música. Mas confesso que não consegui me organizar e fazer um trabalho grande de divulgação pela internet”, declarou.

O CD retoma a parceria de Amanda com Juninho Bill. Ele é autor de uma das faixas do álbum. “Nós nunca nos separamos. Eu sou fã do Jú, ele é um compositor incrível. E quando ouvi 'Mudo' fiquei louca para gravar”, contou. Ela queria incluir mais músicas do amigo da época do Trem da Alegria no disco, mas não pôde por uma “questão de direcionamento”. “Mas quero em breve retomar esta parceria”, afirmou.

Amanda selecionou um repertório bem brasileiro e misturou diversos estilos musicais. “Fui ao encontro de músicas que me diziam alguma coisa, que me tocavam tanto na letra como na melodia e ritmo”, contou. A cantora diz que ouve desde clássicos da música sertaneja na voz de Tião Carreiro e Pardinho a Ela Fitzgerald.

Sua volta aos estúdios revelou uma nova faceta de Amanda. Ela é autora de quatro das 13 faixas do álbum. ”As músicas do CD, compus entre os meus 16 e 24 anos. Tem outras músicas que não cheguei a gravar”, contou. Ela só agora, aos 31 anos, resolveu aprender a tocar violão. “Comecei a tocar para me acompanhar em algumas músicas que gostava de cantar e assim foi indo. Cheguei a tocar no meu show, e pretendo tocar mais vezes”, contou Amanda, que também toca pandeiro.

Nesse hiato da vida de cantora, Amanda descobriu-se atriz. No teatro, participou de várias produções, mas foi com seu trabalho em musicais que ela viu sua carreira deslanchar, com participações em “Grease”, “Gosdpel”, "Esta é a Nossa Canção” e “My Fair Lady”. Foi por sua atuação nesta última, que em 2007, levou o Prêmio Contigo de Teatro batendo atrizes veteranas como Bibi Ferreira, Cláudia Raia, Clayde Yácones e Nathália Timberg.

Mas, segundo Amanda, fazer tantos musicais não foi uma opção. “As oportunidades que foram surgindo, talvez pela facilidade que tenho devido ao meu histórico artístico”, contou. Ela acha que após tantas versões, o gênero precisa descobrir sua identidade brasileira. “Agora é o momento de criarmos os nossos musicais. Temos que investir nas nossas histórias. Brasileiras, contemporâneas ou clássicas”, ressaltou. Amanda pretende conciliar a carreira de atriz com a de cantora. “Pode chegar um momento que terei que optar por um projeto ou outro, isso faz parte. Mas jamais abandonarei nenhum dos dois”, afirmou.

Amanda também está no elenco do longa "E a Vida Continua", baseado na obra de Chico Xavier. “É uma menina de família, boa moça, passando por período delicado, pois está para ser operada e corre risco de morte”, contou a atriz. No ano passado rompeu o ligamento do joelho e teve que enfrentar uma mesa de cirurgia. “Foi a segunda vez que isto me aconteceu. A primeira meu atual marido era meu namorado e me convenceu que operar era a melhor opção, já que dançar e usar bastante o joelho faz parte da minha vida”, lembrou Amanda. Da última vez se acidentou foi bem no meio de uma apresentação. A dor foi tanta que ela que deixar o teatro às pressas e ir direto para o hospital.

Para ela, esta segunda operação mais difícil que a primeira. “Porque eu já conhecia todo o processo e sabia que a recuperação seria lenta e demandaria muita disciplina”, contou. Ela que ficou afastada do palco e de suas atividades durante seis meses. “Novamente meu marido foi um parceiro fundamental”, declara-se Amanda que é casada com o médico e ator André Fusko.

Totalmente recuperada a atriz que afirma que todos os personagens que interpretou foram importantes de alguma forma. E revela que gostaria de fazer “Hamlet”, de Sheakspeare. "Tenho vontade de interpretar a Ophélia”, revelou a atriz que tem planos de fazer novela. “Só não recebi ainda um convite que valesse a pena”, afirma Amanda que em 1993, logo após sair do Trem da Alegria atuou na novela “Mapa da Mina”, na Globo.

Na TV, Amanda apresentou um programa de variedades transmitido por uma emissora destinada à comunidade brasileira no Japão. Seu ótimo desempenho frente às câmeras lhe rendeu um convite para comandar durante um tempo o programa “Clipearte”, na TV Cultura sobre o cenário musical.

Atualmente, Amanda está em cartaz com o espetáculo “Maternidades”, onde dá vida a quatro mulheres: uma adolescente de 17 anos ansiosa para ter um filho, uma culta senhora de 50, uma mulher de 35 que está à beira da loucura por ter que reprimir seus instintos e uma avó de 80 anos, madura e de bem com vida.

Na vida real, Amanda se divide entre os papéis de atriz, cantora e mãe de Vicente, que vai completar dois anos no próximo dia 22. É para ele que Amanda canta a qualquer hora do dia. “Canto de tudo para meu filho e ele já está demonstrando alguns dotes musicais. Adora batucar e tem muito ritmo”, babou a mãe coruja que não faz planos para o futuro: “Deixo a vida me levar”. Que seus caminhos sejam levados pelo Trem da Alegria!

Fonte: http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=24710922

Cinco hipóteses para o destino dos 91,3 MHz

Como já é sabido, a frequência dos 91,3 MHz, no dial de São Paulo, agora é concessão da Rádio Itapema de Porto Alegre, emissora do grupo RBS. Especula-se por aí que ela provavelmente se transformará numa "franquia" da "Rádio Disney" americana. De acordo com informações veiculadas pela internet, a Disney Inc. teria 30% das ações da emissora, porcentagem permitida pela legislação, e assumiria a direção de conteúdo. Há ainda muito mistério e chute sobre o que realmente acontecerá com a futura rádio, mas podemos traçar algumas hipóteses:

Itapema FM - A emissora, que já pertenceu a falecida Rádio e Televisão Manchete e ao grupo ligado a um ex-governador paulista, virará mesmo Itapema FM paulistana, seguindo o modelo da original gaúcha de fazer uma programação voltada para um público adulto, acima de 25 anos, baseado em "flash blacks", mpb, jazz, etc. Talvez o objetivo seja entrar no mercado disputado por Alpha FM, Antena 1, Nova Brasil, Mitsubishi FM, Eldorado FM e afins. Há a possibilidade também de transformá-la em "cabeça-de-rede", a fim de expandir a cadeia e chegar mais facilmente ao mercado publicitário sediado em São Paulo. Esse parece ser a hipótese mais provável, embora os indícios atuais apontem o contrário.

Atlântida FM - A emissora seria transformada em mais uma filiada da rede Atlântida, voltada para o segmento jovem, também da RBS. Dessa forma, semelhante ao que ocorreria na hipótese "Itapema", ela expandiria seu alcanece, hoje restrito ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, ela teria como concorrentes diretas, não apenas emissoras locais, como é o caso das "adulto-contemporâneas" paulistanas, mas outras redes de rádio, como a Jovem Pan, Transamérica e Mix, além de 97 e Metropolitana. Se a opção for o segmento "popular", ela poderia virar "Rádio Cidade", a exemplo da homônima gaúcha.

Disney FM - A Disney a transformará em emissora com a marca do grupo, que veiculará uma programação musical que atingirá os ouvintes de 12 a 24 anos, público alvo da empresa e no qual o conglomerado possui diversos produtos com esse "target". Segundo alguns sites, é o que iria acontecer, uma vez que a emissora já está veiculando este tipo de música, ainda que em caráter experimental.

ESPN Radio - Os 91,3 MHz poderia ser transformado em uma "ESPN Radio", nos moldes da emissora americana especializada em esportes, pertencente também à Disney. Há uma probabilidade forte pois nem no mercado paulistano, nem no brasileiro, não existe nenhuma rádio voltada para este setor 24 horas por dia. A criação de tal veículo cristalizaria a tendência de "customização" e "segmentação" das FMs barsileiras, além de haver a possibilidade de abrir dezenas de postos de trabalho para radialistas, jornalistas, publicitários, técnicos e demais profissionais do ramo. Entretanto, se isso se confirmasse, não se sabe o que acontecira com a atual parceria da ESPN Brasil (TV) com a Rádio Eldorado de São Paulo, Rádio Manchete do Rio e outras afiliadas. Seria extinta a parceria?

Uma rádio no formato "Talk and News" - A hipótese menos improvável seria fazer dela uma espécie de "Rádio Gaúcha" paulistana, ou seja, uma emissora no formato "Talk and News", concorrendo com Jovem Pan AM, Eldorado AM, CBN, Bandeirantes e Band News FM. Também seria muito benvinda ao mercado, mas creio que haveria dúvidas quanto ao êxito, pois a Rádio Gaúcha é uma marca forte e altamente indentificada com o Sul do país. Teria de haver um profundo trabalho de adaptação de linguagem e adequação ao meio radiofônico no sudeste do país, para que a nova rádio fosse bem sucedida. Se esse modelo fosse ao ar, a RBs poderia entrar em conflito com o Sistema Globo de Rádio, na qual possui três afiliadas (Rádio Globo e CBN) em Porto Alegre e Florianópolis.

Com tantas opções do que fazer com a recém-adquirida concessão, ainda não dá para compreender o por quê da demora em colocar uma programação definitiva no ar. Talvez a suposta sociedade entre RBS e a Disney esteja enfrentando problemas legais, uma vez que a legislação aprovada recentemente (sob pressão de alguns conglomerados nacionais de comunicação) limita a atuação e a participação societária de grupos estrangeiros nas emissoras de rádio e tv. Ou talvez haja divergência entre os "sócios" sobre qual melhor caminho a seguir. Por ora, não há muito o que fazer, além de esperar para ver e ouvir um pronunciamento oficial do "dono" - ou "donos" - dos 91,3 MHz.

Fonte: Blog Rádio Base Urgente

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Do MEB a WEB – o rádio na educação

Nelson De Luca Pretto , Sandra de Fátima Pereira Tosta (Orgs.)

Sinopse

Escutar é o método pelo qual a maioria das pessoas aprende, absorve tradições culturais e incorpora, mais do que palavras, sentidos. É sobre esse universo, da valorização da expressividade e do caráter da voz humana, uma das incumbências e responsabilidades de um sistema rádio-educativo, que trata este livro. Para isso, os autores percorrem um espaço de tempo que leva o leitor à origem do Movimento de Educação de Base (MEB), no final da década de 1960, trazendo-o, ainda, para a mutante e inquieta época das tecnologias da informação, para o apogeu da Web. Neste livro é possível vislumbrar, dessa forma, a interface entre esse passado – da utilização do rádio como instrumento pedagógico básico do MEB – e o que está se anunciando como futuro: a interferência da rádio web na educação, suas possibilidades e seus desafios.
Com este livro, o leitor poderá trafegar por diversas abordagens e experiências educativas com rádio no Brasil e em outros países. Numa linguagem acessível, esta publicação, importante para se pensar a educação e suas interfaces, do passado aos dias atuais, é voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, comunicadores e envolvidos com educação em geral e áreas correlatas.

Ficha Técnica do Livro

Páginas: 208
Formato:14 x 21
Acabamento: brochura
Editora: Autêntica
ISBN: 9788575264485
Código: 10491
Área temática: Educação em geral
Coleções Cultura, Mídia e Escola
Edição:1

Quanto e onde comprar

Valor: 37,00 reais (sem frete)
Compre em: www.autenticaeditora.com.br/autentica/557

terça-feira, 11 de maio de 2010

O rádio nas montanhas

Do Blog Rádio Base

Na próxima segunda-feira, 10 de maio, às 20h, na Assembleia Legislativa de MG, em Belo Horizonte, será lançado o livro "O rádio entre as montanhas - histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira". Trata-se da primeira coletânea sobre o rádio em Minas, com organização minha e 13 textos sobre a radiofonia mineira.

O prefácio é do Eduardo Meditsch e a apresentação é do presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho. Os autores dos textos são: Ângela de Moura, Eduardo Costa, Elias Santos, Graziela Mello Vianna, Kátia Fraga, Marcelo Dolabela, Maria Cláudia Santos, Nair Prata, Sônia Pessoa, Valdir de Castro Oliveira, Vanessa Paiva, Waldiane Fialho e Wanir Campelo.

Fonte: http://radiobaseurgente.blogspot.com/

Prejuízo com pirataria de software no Brasil mais que dobra e já é 5º no mundo

da BBC Brasil

O prejuízo que o Brasil teve com pirataria de software mais que dobrou em 2009 e o país já é o quinto no ranking dos países com as maiores perdas em valor monetário provocadas pelo uso de programas de computador piratas, segundo o relatório anual da Business Software Alliance (BSA), divulgado nesta terça-feira.

Segundo a organização baseada em Cingapura, o valor do software pirateado no Brasil em 2009 - US$ 2,25 bi (cerca de R$ 4 bi, mais que o dobro do que o prejuízo estimado no relatório do ano passado, de R$ 1,645 bilhão) - fica abaixo apenas de Estados Unidos (US$ 8,39 bi), China (US$ 7,58 bi), Rússia (US$ 2,61 bi) e França (US$ 2,54 bi).

Em todo o mundo, a BSA calcula que o prejuízo à indústria mundial de software tenha batido US$ 50 bilhões no ano passado. No Brasil, 56% dos programas utilizados não teriam a licença necessária, acima da média mundial de 43%. Em 2008, o índice no Brasil foi de 58%.

O país com maior taxa de uso de uso de programas pirateados segundo o relatório é a Geórgia, com 95%. Em seguida, vêm Zimbábue, Bangladesh, Moldova e Armênia. O Brasil não figura entre os 30 países com maior taxa de uso de software pirata.

Emergentes

Em todo o mundo, foi registrado um aumento de 2% nos níveis de uso de software ilegal em comparação com 2008, mas a organização calcula que isso se deva principalmente ao crescimento do mercado de computadores na China, na Índia e no Brasil.

Em 2009, os três mercados emergentes representaram 86% do crescimento da venda de computadores.

"Este aumento de penetração significa que mesmo se a pirataria caísse em todas as economias com alta pirataria, o aumento da fatia do mercado dos computadores no Brasil, na Índia e na China empurraria a média para cima", diz o documento da BSA.

O número de computadores pessoais vendidos no mundo em 2009 cresceu 8,4 milhões de unidades em comparação com o ano anterior. Destas, 7,3 milhões foram vendidas na China, no Brasil e na Índia.

No entanto, o relatório também destaca o impacto da crise econômica mundial sobre o mercado de computadores, que teria caído 3% em relação a 2008. Isso também teria contribuído para a queda da pirataria em 54 dos 111 países avaliados; em 38, ela se manteve estável, e em 19, cresceu.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u733272.shtml

A civilização aprendeu que o belo da natureza significa mais que aquilo percebido pelos sentidos

Por Patrícia Carvalho

Com a iniciativa de despertar os sentidos da humanidade, Mônica Bertolotti apresenta o vernissage "A Quinta Estação".

A ser lançado na próxima quinta-feira, 13, às 19 horas, o vernissage tem participação da violonista Mariana Holschuh e do arquiteto Jefferson Arruda.Mas quem não puder comparecer à data, a exposição se estende até o dia 23 deste mês, na Aliança Francesa.

Não perca de ver que "a civilização aprendeu que o belo da natureza significa mais que aquilo percebido pelos sentidos". (Jorge Antônio e Silva - Membro da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA).

Me chama de lagartixa


Por Marcia Bindo

Os cidadãos da região de Koblenz, na Alemanha, foram “jogados” na parede para compor este ensaio. A intenção do fotógrafo alemão Ivo Mayor era mostrar que as características de uma cidade são determinadas não só por sua geografia ou arquitetura, mas principalmente pelas pessoas que moram nela. Ao deslocar os habitantes do chão e pendurá-los nas paredes e muros da cidade, Ivo lhes dá destaque tal qual pontos turísticos. O fotógrafo foi até os locais mais visitados de Koblenz e saiu convidando personagens locais para fazer os retratos do ensaio Passatens (pedestres, em alemão). “Gente que chamou minha atenção por suas roupas, sua postura, sua vibração. Fotografei-os como peças encontradas que você deixa bem à mostra no lugar onde as achou“, diz o Ivo. Conheça mais seu trabalho em: www.ivomayor.com.

Fonte: http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/092/pe_no_chao/conteudo_552965.shtml

Vendedor de termômetros vira "homem do tempo" no interior de Minas

Por INARA CHAYAMITI, da Reportagem Local Folha de São Paulo

Mesmo sem apresentar a previsão do tempo na TV, o comerciante Nelson Tavares Pacheco Jr. ganhou o apelido de "homem do tempo" no distrito de Monte Verde, a 30 km de Camanducaia, Minas Gerais. Há 10 anos ele registra as temperaturas da região com a ajuda de seis termômetros espalhados por diferentes pontos.

Os registros são divulgados pelo comerciante por meio de um site. TVs e rádios locais utilizam suas medições.

Além disso, é comum a visita de turistas à sua loja para pedir informação sobre o tempo e comprar um de seus 30 tipos de termômetros. No vídeo, ele mostra os mais curiosos e completos.

Veja vídeo em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u733154.shtml

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u733154.shtml

Mesmo com filha no comando, Silvio Santos segue mandando no SBT

da Reportagem Local - Folha de São Paulo

Apesar de Daniela Beyruti estar na direção do SBT há dois anos, é Silvio Santos quem dá a palavra final a respeito de assuntos como os apresentadores e os quadros dos programas, a grade de programação e a compra de formatos para a emissora.

A informação é da coluna Ooops!, do UOL.

Daniela, que é pós-graduada em comunicação nos Estados Unidos, toma as decisões apenas dos programas voltados ao público infantil e juvenil. Ela também é responsável pelo orçamento das produções.

Já a filha caçula de Silvio, Renata Abravanel, está à frente da área multimídia do SBT e foi responsável pelas mudanças no site da emissora.

Site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u732929.shtml

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Loja grátis", onde cliente leva e não paga, chega a São Paulo

LEILA COIMBRA, da Sucursal de Brasília
MARIANA SCHREIBER, da Reportagem Local

Folha de São Paulo

O consumidor entra na loja, analisa, pega o que tem vontade e sai sem pagar pelo produto. Esse novo conceito varejista, que tem como moeda a opinião do consumidor, finalmente chega ao Brasil depois de ser sucesso em países como Japão, Espanha e Estados Unidos.

A primeira loja brasileira desse segmento, a Clube Amostra Grátis, será aberta no próximo dia 11, na Vila Madalena, em São Paulo. No mês seguinte, no dia 29, começa a funcionar, também na capital paulista, nos Jardins, a Sample Central.

A estratégia é a seguinte: indústrias da área de alimentos, bebidas, cosméticos, higiene, vestuário e até de eletroeletrônicos expõem seus produtos que, na maioria, ainda não chegaram às prateleiras do grande varejo. O consumidor leva para casa, experimenta e dá sua opinião. As novidades de eletroeletrônicos, porém, terão de ser "provadas" na loja.

Nas duas lojas, o interessado deverá fazer o cadastro on-line e pagar uma taxa, que será única, de R$ 50, na Clube Amostra Grátis e anual, de R$ 15, na Sample Center.

Depois o associado recebe uma carteirinha que dá acesso livre às próximas visitas e já pode consumir os produtos. Na Sample Central, o cliente terá direito a levar até cinco produtos por visita, que devem ser previamente agendadas. Já na Clube Amostra Grátis, são cinco itens por mês.

Em contrapartida, responderá a um questionário sobre cada produto utilizado, apontando defeitos, qualidades, pontos positivos, prós e contras. Na verdade, é uma pesquisa de mercado para as empresas participantes, e elas pagarão às lojas por essas informações.

"Em vez de investir R$ 60 mil em uma pesquisa de mercado tradicional, o empresário tem um "feedback" dos produtos de uma forma mais barata", diz Luiz Gaeta, sócio da Clube Amostra Grátis.

Num primeiro momento serão expostos cerca de 80 produtos, mas o objetivo é ter nas prateleiras algo entre 160 e 200 itens para a escolha do cliente nos próximos meses, diz ele.

O investimento na loja, na Vila Madalena, será de R$ 2 milhões. A expectativa de faturamento anual é de R$ 3 milhões. Algumas marcas, como Nestlé, Telefônica, Locaweb, Plantronics, Góoc e Grupo Berton (área de cosméticos), aderiram ao Clube Amostra Grátis.

A Sample Central, que investiu R$ 4 milhões no negócio, não revela as marcas que estarão disponíveis. Mas o gerente geral da empresa, o publicitário João Pedro Borges, adianta que haverá 150 produtos diferentes na loja a cada visita do associado, que já são 4.000.

Dentre as opções de maior valor agregado para levar para casa estão calçados, bolsas de praia e adesivos decorativos de parede. Produtos de menor preço, como cremes hidratantes e xampus, além de refrigerantes, massas e sucos, também estão entre as opções.

Mesmo estreando um mês e meio depois no mercado, o gerente da Sample Central diz não temer a concorrência. O estabelecimento será uma franquia da rede internacional que leva o mesmo nome e nasceu em julho de 2007, em Tóquio.

"Optamos por abrir uma franquia para nos beneficiar do know-how de um sistema que já tem aprendizado de três anos. As visitas à nossa loja são agendadas para garantir que os produtos não acabarão, que as pessoas serão bem atendidas e para evitar filas", explicou.

O publicitário explica que o modelo de negócios da loja grátis está associado a uma nova estratégia de marketing: o "tryvertising", expressão resultante da junção das palavras inglesas "try" (experimentar) e "advertising" (propaganda).

Segundo ele, no "tryvertising" a pessoa escolhe o que deseja testar e, exatamente por ter escolhido previamente, a divulgação boca a boca ou nas redes sociais tende a ser muito mais eficiente e positiva. No caso da loja em Tóquio, 76% das pessoas que experimentam o produto se tornam consumidoras efetivas quando esse item chega ao mercado, afirma.

"Somos uma ferramenta de marketing que alavanca as vendas nas redes varejistas. Nós não vendemos nada", define.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u731020.shtml

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tesouro arqueológico submarino será leiloado na Indonésia

da France Presse - 03/05/10

Um fabuloso tesouro arqueológico descoberto em um barco que naufragou perto do litoral da Indonésia há 1.000 anos será leiloado na quarta-feira (5), em Jacarta, a um preço inicial calculado em US$ 80 milhões.

Um total de 271.000 peças, entre cerâmicas chinesas, espelhos com armação de bronze, pérolas, rubis e safiras, compõem esse tesouro escondidos nas profundezas do mar, um dos mais importantes descobertos na Ásia, segundo Luc Heymans, diretor belga da sociedade de exploração submarina Cosmix.

O tesouro foi descoberto em 2003, quando pescadores resgaram entre suas redes pedaços de porcelana frente ao litoral de Cirebon, na ilha de Java.

Os restos do navio, cujo nome, porto de origem e causa do desastre permanecem desconhecidos, se encontram a 55 m de profundidade, o que o salvou dos saqueadores desde seu naufrágio, na época das Cinco Dinastias chinesas (907-960).

"Os intercâmbios comerciais eram muito frequentes entre o mundo árabe e a Ásia, e os portos de Java e Sumatra eram muito frequentados", explicou Heymans.

"Achamos que a bordo do barco se encontrava um embaixador devido à importante quantidade de cerâmicas chinesas encontradas", acrescentou.

Quando o tesouro foi encontrado entre os restos do navio em 2004, foram necessários mais de 22.000 mergulhos para que os mergulhadores belgas, australianos, indonésios, britânicos e franceses resgatassem os valiosos objetos, testemunhas da chegada do Islã ao sudeste asiático.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u729395.shtml

João Sayad é único candidato a disputar presidência da TV Cultura


Por LAURA MATTOS, da Reportagem Local, Folha de São Paulo 03/05/10

A TV Cultura acaba de comunicar oficialmente que João Sayad, secretário estadual da Cultura de São Paulo, foi o único a se candidatar para presidir a emissora.

Markun diz que candidatura de Sayad é "decisão inesperada"

A eleição acontece no próximo dia 10, e Sayad precisa do voto de 21 conselheiros da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura.

O atual presidente, o jornalista Paulo Markun, perdeu o apoio do governo há cerca de duas semanas, segundo ele, de forma "inesperada".

Serra foi crítico à gestão de Markun, que teria tido dificuldades para demitir funcionários e mudar a programação. Além disso, precisava encontrar novo cargo para Sayad, em razão da troca de governo no próximo ano.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u729606.shtml

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maioria das receitas para memória não funciona


Por JULLIANE SILVEIRA, da Reportagem Local - Folha OnLine
Imagem: Editoria de Arte/Folha Imagem

A cada semana surge um estudo que associa algum hábito ou substância a maior ou menor risco de demência e, mais especificamente, de doença de Alzheimer. Porém, poucos trabalhos trazem resultados conclusivos, que justificariam essas indicações como forma de prevenir esses problemas.

A conclusão é de um grupo de especialistas que se reuniu na semana passada nos Estados Unidos para avaliar a produção científica realizada sobre o assunto nos últimos 20 anos. O encontro foi organizado pelo National Institutes of Health, o principal órgão americano de produção e financiamento de pesquisas médicas.

Para Alzheimer, doença que responde por boa parte dos casos de demência no mundo, as notícias são piores: não há nada que tenha eficácia cientificamente comprovada para prevenção. Isso deve tirar da lista de compras de alguns esperançosos os suplementos de gingko biloba, as cápsulas de ômega-3 e de vitaminas. Esses produtos também não têm eficácia comprovada na prevenção de outros tipos de demência.

"O fato é que se investe muito dinheiro na pesquisa sobre doença de Alzheimer desde os anos 80 e, mesmo assim, até hoje não temos nada que realmente seja efetivo contra a doença. Apesar de todos os esforços, nada aconteceu. É um desastre", lamenta a patologista Lea Grinberg, coordenadora do Banco de Cérebros da Faculdade de Medicina da USP.

O documento poderá direcionar novas pesquisas na área e orientar especialistas sobre o que deve ser indicado ao paciente. "É importante especialmente quando sabemos que alguns profissionais divulgam esses métodos não comprovados: tem muito médico que prescreve ginkgo biloba aos montes, como prevenção e para quem já tem queixas de memória", diz Paulo Caramelli, neurologista da Universidade Federal de Minas Gerais.

Programas de computador e jogos que prometem evitar a perda de memória também não apresentaram nenhum efeito que justifique o investimento. "O efeito de ler frequentemente e de um programa proposto para treinar o cérebro é o mesmo", afirma Grinberg.

Problemas vasculares
Somados à doença de Alzheimer, problemas cardiovasculares são causa de 75% das demências no mundo. No Brasil, estima-se que de 8% a 12% da população com mais de 65 anos manifeste algum grau de perda cognitiva -maior parte dos casos é causada por questões vasculares.

Por isso, algumas intervenções se mostram importantes nos estudos avaliados para prevenir demência por essa causa. No levantamento americano, a dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos apresentaram resultados significativos, provavelmente pelo impacto no sistema cardiovascular.

A hipertensão arterial, por exemplo, pode causar microinfartos em pequenos vasos no cérebro (as arteríolas) e prejudicar a oxigenação e a chegada de nutrientes na região. Com isso, há degeneração de células e maior dificuldade de circulação de informações na área do cérebro atingida. Com o acúmulo dessas lesões, as chances de demência aumentam.

O que deve ser feito Além de controlar os fatores de risco para o coração, manter-se intelectualmente ativo, sem artificialidades, também ajuda. "Interaja com pessoas, não passe o dia inteiro vendo TV, leia", indica Grinberg.

O diagnóstico precoce da perda de cognição também pode melhorar a qualidade de vida do paciente, segundo a patologista. "Deve-se buscar assistência desde o começo, quando os quadros de esquecimento ainda são leves. Apesar de a doença não ter cura, alguns remédios que combatem esses sintomas ajudam a pessoa a se sentir melhor por mais tempo."



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u729359.shtml

Britânico é diagnosticado com mal de Parkinson aos 23 anos

da BBC Brasil

Um britânico de apenas 23 anos, que sempre teve um estilo de vida saudável, foi diagnosticado com mal de Parkinson - uma doença progressiva e incurável mais comum em pessoas idosas.

John Crossley-Stanbury notou os primeiros tremores em um dedo da mão aos 19 anos, mas ignorou o problema, pensando se tratar apenas de um problema local, em um nervo da mão.

Dois anos depois, após uma consulta com o clínico geral, Stanbury foi encaminhado para um neurologista. Mas o especialista afirmou que o problema não era grave.

No entanto, mais dois anos se passaram e, após uma série de exames pedidos pelos médicos, o jovem recebeu o diagnóstico de mal de Parkinson.

As pessoas diagnosticadas com esta doença têm falta de dopamina, uma substância que permite o envio de informações das células nervosas a outras células. Os sintomas incluem, além de tremores, rigidez dos músculos e dificuldade de locomoção.

"Meu neurologista fez certo ao fazer exames para todas as outras possibilidades", disse Stanbury, hoje com 26 anos e morador do condado de South Yorkshire, no centro-norte da Inglaterra.

"Acho que minha idade tornou o diagnóstico mais lento. Todos pensam que é uma doença de idosos, mas afeta também pessoas jovens", afirmou.

Esperança e desconfiança
Stanbury agora tem problemas para caminhar e já sofreu de depressão e problemas do sono. Mas afirma que é importante passar uma mensagem de esperança para as pessoas.

"Quando me contaram que era (uma doença) progressiva e que ficaria pior, foi assustador. E, para piorar, fiz minha própria pesquisa pela internet e os únicos casos que encontrei já estavam nos estágios mais avançados", disse. "Eles não podiam falar, alguns não andavam, estavam imóveis."

O jovem despertava tanta descrença nas pessoas em relação ao seu diagnóstico que ele passou a carregar uma carta de seu médico atestando que seu tremor era causado pela doença.

"As pessoas já pensaram que eu bebi ou era um viciado em drogas e muitos olhavam feio", afirmou.

Autobiografia
Stanbury afirma que, desde que superou o choque pelo diagnóstico da doença, resolveu ser mais positivo e agora está escrevendo sua autobiografia.

"Ter Parkinson me fez querer fazer mais coisas criativas mais rapidamente, antes que eu não possa mais fazer", disse Stanbury que costumava ter sua própria editora.

Para ele, falar ao público a respeito da doença é muito importante para melhorar a compreensão do mal de Parkinson.

"O público em geral não tem muito conhecimento a respeito do mal de Parkinson ou sobre seus efeitos nas pessoas", disse.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u729458.shtml

Jornalista quer criar centro de estudos de mídia alternativa

Do Portal Vermelho.org

Em Salvador para participar de evento do Centro de Estudos Sindicais na Bahia, o jornalista Altamiro Borges conversou com o Portal Vermelho e apresentou o mais novo projeto em comunicação que está à frente: o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Fundamentada no alicerce de democratização dos meios de comunicação, a entidade pretende uma atuação ampla no setor, desde a formação de jovens jornalistas ao fortalecimento dos pequenos meios e mídias alternativas. O Centro de Estudos será lançado no dia 14 de maio em São Paulo.

“A nossa idéia é criar um time permanente que vai estar antenado com a questão da democratização da comunicação no Brasil”, destacou Miro. Em pauta, um estudo sobre o panorama atual da comunicação comunitária no país, o papel dos meios de comunicação e a capacitação de comunicadores populares. Confira na íntegra:

Vermelho - De que se trata a entidade?
Altamiro Borges - Essa é uma idéia já de algum tempo, que ganhou força no processo do ano passado, da Conferência Nacional de Comunicação e que, agora, criamos as condições de viabilizar. É uma entidade com um Centro de Estudos sobre Mídia. A idéia é ajudar a fortalecer essas lutas pela democratização da comunicação; ajudar a fortalecer essas mídias alternativas já existentes, desde blog até rádio comunitária; promover estudos sobre a mídia, o que é que está rolando na mídia no mundo, no Brasil, na América Latina, mas não só na parte de diagnóstico, não só entender o que está tendo de concentração e manipulação, mas o que está pintando de novo; qual o papel da internet, das rádios e tevês comunitárias; entender essa chamada nova mídia e ajudar também na formação de comunicadores, desde os estudantes de jornalismo para que não sejam formados só com a mentalidade de querer ser a Fátima Bernardes e o William Bonner e, sim, dizer qual o compromisso ético do jornalista, qual é o papel do jornalista contemporâneo. Então, vai desde a formação de jovens jornalistas até formação de comunicadores populares. Nós temos no Brasil, hoje, 3,8 mil rádios comunitárias; se você colocar uma média de 10 pessoas em torno de rádio comunitário, você tem 38 mil comunicadores populares no Brasil em rádios. E como formar essa galera, a partir da experiência concreta dela? Então, são esses os objetivos concretos da entidade: fortalecer a luta pela democratização da comunicação, fortalecer a mídia alternativa, investir em estudo e pesquisa, e ajudar na formação de comunicadores.

V – Por que a escolha do nome Barão de Itararé?AB- Nós resolvemos dar o nome em homenagem a um grande jornalista brasileiro, falecido na década de 70, Apparício Torelly, vulgo Barão de Itararé; uma belíssima figura que é considerada o criador da imprensa alternativa no Brasil e, também, o pai do humorismo no país, por sua irreverência e humor ácido à flor da pele. O próprio Barão de Itararé é um título que ele mesmo se deu. Itararé foi uma guerra que nunca houve durante a Revolução de 30; então ele é o Barão de uma guerra que nunca houve.

V – Como funcionará o Centro? AB - Nós estamos construindo a entidade, que vai ter um Conselho Consultivo muito amplo para ajudar a definir os passos. Quem está nesse Conselho, por exemplo, é Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Viana; todas as entidades vinculadas à Rede Pública e à Rede Comunitária; o coordenador-geral da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), José Luiz Sóter; o presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários, Edivaldo Amorim Farias; Regina Lima, presidente da Associação de TVs Públicas, Educativas e Culturais; Orlando Guilhon, presidente da Associação de Rádios Públicas do Brasil. Também todos os sites e publicações progressistas do país; Carta Maior, Revista do Brasil, Retrato do Brasil, Revista Fórum. Na verdade, até agora era montar o alicerce. No dia 14 de maio, no Sindicato dos Engenheiros em São Paulo, a gente lança a entidade e, a partir daí, começamos a pôr em prática, a concretizar. O coquetel de lançamento vai ser precedido de um debate sobre mídia e eleições, com a presença do Paulo Henrique Amorim; Leandro Fortes, da Carta Capital; e Maria Inês Nassif, jornalista do Valor Econômico.

V – Como está o andamento das atividades?AB- De imediato, realizamos um convênio com a Abraço para formação e pesquisa sobre como está a rádio comunitária no Brasil. Está pintando também uma parceria com a Associação Brasileira de Inclusão Digital, que é quem mexe com todos os pequenos provedores de internet, para ver como fortalecer essa galera na luta contra os gigantes da telefonia. Também já estão surgindo parcerias em outras áreas para a formação de jovens estudantes; nós já estamos começando a caminhar para ver projetos de estudo e temos a idéia, por exemplo, de produzir um livro sobre a rádio comunitária no Brasil, entender o que está rolando na difusão da rádio comunitária no país. Há a idéia de produzir também uma pesquisa sobre o sistema público de comunicação.

V - E de que forma todas essas práticas que vocês estão pretendendo incorporar à entidade poderão, de fato, contribuir em torno da democratização dos meios de comunicação, que foi uma das principais bandeiras levantas durante a Conferência Nacional de Comunicação?
AB - Se a nossa entidade conseguir ter um pique de atividades, formar jovens estudantes, estudar o que rola em rádio e tevê comunitária, entender melhor como se dá a comunicação popular, a comunicação sindical, comunitária, estudantil. Se ela fizer isso, vai contribuir para criar uma militância pela democratização da comunicação. Se a gente consegue agregar toda essa galera em formação, em pesquisa, a gente consegue ir criando um time permanente, não um time esporádico, não um time para uma conferência; mas um time permanente, que vai estar antenado com a questão da democratização da comunicação, que é a contribuição que a Barão de Itararé pode dar.

Fonte: http://radiobaseurgente.blogspot.com/2010/05/jornalista-quer-criar-centro-de-estudos.html

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Por que a banda larga é cara e lenta no Brasil?

Por Ethevaldo Siqueira - 27/04/10 - Rádio CBN

As redes de relacionamento que revolucionaram a internet

Por Ethevaldo Siqueira - 29/04/10 - Rádio CBN

Pesquisa mostra que preocupação com peso na juventude é universal

Por Luiz Fernando Correia - 30/04/10 - Rádio CBN

Autor de livro banido de escolas em Recife vê tabu contra sexo no veto


ADRIANA CHAVES
colaboração para a Livraria da Folha

Para o autor de "Mamãe, como eu nasci?", o sexólogo Marcos Ribeiro, a polêmica criada em torno de seu livro na capital pernambucana é resquício de uma cultura que ainda trata o sexo como tabu. Ele entende que o episódio, no entanto, é uma boa oportunidade para pais, vereadores e outras pessoas abrirem "uma discussão importante em benefício das crianças e jovens, afinal, o bem delas é o que todos nós desejamos".

Na última terça-feira (27), a Secretaria da Educação de Recife determinou o recolhimento da obra nas escolas da rede municipal de ensino. A decisão, que teve o apoio da Câmara de Vereadores, foi tomada devido a reclamações de pais de alunos, que consideraram a publicação "obscena".

"É natural que num país onde o sexo é visto como algo feio, sujo e pecaminoso, em que as músicas de duplo sentido assolam os quatro cantos e o Carnaval é o único período onde é permitida a vivência do erótico, que a falta de conhecimento traga essa polêmica num livro educativo e que trata a sexualidade de forma natural, com seu conteúdo adequado à faixa etária que se destina", disse Ribeiro à *"Livraria da Folha".

Polêmica vem mais de 20 anos depois

O autor ressalta que "Mamãe, como eu nasci?" foi lançado em outubro de 1988, sem nenhum episódio parecido em seus 22 anos de carreira. De acordo com ele, já foi adaptado para o teatro com apresentações no Brasil, Argentina e África, totalizando mais de 150 apresentações. "Esperou chegar à maioridade para essa polêmica."

"O livro, desde sua primeira edição, e lá se vão mais de 20, tem apresentação do nosso maior educador, Paulo Freire, que coincidentemente é pernambucano e que traduz no seu texto a beleza e seriedade de falar desse assunto", afirmou Ribeiro.

"Os aspectos educativos da publicação foram destacados pelo sexólogo. "A página que trata da descoberta do corpo pela criança, se preocupa com a proteção da criança quando diz: 'Ah! Já ia me esquecendo: você não deve deixar que nenhum adulto ou pessoa mais velha toque nem no pênis para os meninos nem a vulva para as meninas'. Essa é uma forma de prevenção -e proteção- contra um possível abuso sexual. Essa seriedade e compromisso devemos ter quando discutimos o tema com a criança."

"E na sequencia falamos de higiene, da importância de procurar o médico caso tenha um "machucadinho" e por aí vai", disse o autor. Ele enfatizou ainda que se trata de um livro sério e que todos os especialistas consultados atestaram a qualidade da obra."

Segundo Ribeiro, a secretaria, por meio do recolhimento da obra, atendeu democraticamente atendeu aos pais e, com o trabalho de capacitação e orientação que será realizado, vai inseri-lo na realidade e interesse de cada família em discutir o tema, respeitando aqueles que consideram ser este um direito exclusivo da família. "Lembrando que a adoção do livro é apenas mais uma estratégia de abordagem do programa pedagógico em educação sexual já desenvolvido há anos pela equipe da Secretaria de Educação."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u727858.shtml

PT avisa no Twitter que processará PSDB por site "gente que mente"

da Reportagem Local, Folha de São Paulo

Lideranças petistas escreveram hoje no Twitter (microblog) que o partido entrará com uma representação contra o PSDB pelo registro de domínios na internet de páginas que podem ser usadas para desqualificar o PT e sua pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff.

PT vai entrar com representação contra PSDB por sites que desqualificam Dilma
Petistas acusam coordenador de Serra de comandar "guerra suja" na internet
Guru virtual de Dilma diz que PSDB baixou nível na internet

As representações usarão como base o fato do site gentequemente.org.br ter sido registrado em nome do PSDB. O domínio petralhas.com.br, que está inativo, foi registrado por Eduardo Graeff, coordenador da pré-campanha do candidato tucano José Serra.

"Daqui a pouco vamos impetrar ação contra o PSDB por patrocinar sites e blogs que assassinam reputações. Ou os tribunais só punem o PT?", questionou André Vargas, secretário de comunicação do PT, no Twitter.

Em nota divulgada na internet, o partido avisa que entrará com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) exigindo que o site gentequemente.org.br seja retirado do ar, além da aplicação de multa ao partido.

Anteontem, Graeff negou participar da distribuição de boatos contra o PT e disse que a ideia de registrar o domínio "petralhas" foi inspirada no livro "O País dos Petralhas", do jornalista Reinaldo Azevedo. Sobre o "Gente que Mente", Graeff afirmou que a intenção do PSDB é desmentir boatos como os de que o partido, no governo, acabaria com o Bolsa Família.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u728263.shtml

Pré-candidata a Presidência inicia campanha em webradio

Em estreia de programa de rádio, Dilma defende Bolsa Família
Do portal Terra

Numa fase inicial da campanha na internet, a pré-candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, estreou nesta terça-feira, 27, o programa semanal de rádio "Fala Dilma", no qual "vai tratar sempre de um tema importante da agenda nacional". Na primeira entrevista, ela avaliou "o que há de ruim e o que há de bom" no Bolsa Família, mas referiu-se apenas a aspectos positivos do programa social e de transferência de renda.

"Hoje, por causa do Bolsa Família, 12 milhões de famílias estão fora da miséria. Mais ou menos, 48 milhões de pessoas recebem a ajuda do Bolsa Família. E essas famílias têm uma responsabilidade: manter os filhos na escola e vacinar as crianças", expõe a petista. A gravação radiofônica tem uma linguagem simples, menos tecnocrática: "Não vamos tampar o sol com a peneira", afirma, ao defender a validade do principal projeto do governo Lula.

Dilma ressaltou a interligação do Bolsa Família com obras federais de infraestrutura, a exemplo do PAC no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, da Usina Santo Antônio, no rio Madeira em Rondônia, e da Ferrovia Transnordestina. "Nessas obras exigimos a contratação prioritária dos adultos do Bolsa Família", informa. "Eles estão estudando e aprendendo novas técnicas. Passam a ganhar mais e podem ocupar novos empregos".
------
Isso talvez seja uma pequena amostra de como poderão os candidatos usar os recursos do rádio aliados a internet durante a campanha eleitoral. Afinal, produzir um programa de rádio na web é infinitamente mais barato e prático do que um programete na tv, muito embora os candidatos não descuidem jamais da "telinha".

Se nos anos 90 a campanha eleitoral saiu dos comícios e da rua e ganhou a televisão, a tendência dessa década parece ser a migração da televisão para a internet. Não é necessariamente ruim, pois o uso da internet, - se bem utilizada, claro - colocará em igualdade de condições grandes e pequenos candidatos. Daí a discussão a respeito do fato de a Justiça Eleitoral controlar ou não os meios virtuais nesse período.

É natural que o judiciário se preocupe com este tipo de questão. Mas eu creio que ele deveria partir da premissa de que o internauta é uma pessoa tão ou mais esperta quanto o telespectador - quando o assunto é política, que saberá identificar as malandragens de políticos incautos e que reagirá a altura, sem que os tribunais eleitorais se preocupem com isso.

Fonte: http://radiobaseurgente.blogspot.com/2010/04/em-estreia-de-programa-de-radio-dilma.html

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Em cartaz "Nova York, Eu Te Amo"

Vários curtas e filmetes menores que compõem um caleidoscópio da metrópole que nunca dorme, misturando histórias de amor, humor, medo e todas as conexões de sentimentos pertinentes a uma cidade como Nova York.

Novo Messenger será integrado a redes sociais

Por RAFAEL CAPANEMA da Reportagem Local - Folha de São Paulo
Fotos: Reprodução

Integrada com redes sociais como o Facebook e o Twitter, a nova versão do Windows Live Messenger, ainda sem data de lançamento, foi apresentada pela Microsoft nesta quarta-feira (28) no Brasil, país que tem 46 milhões de usuários do mensageiro instantâneo --o maior número no mundo, segundo a empresa.

Rede social mais popular no Brasil, o Orkut, por enquanto, não está na lista de parceiros do novo Messenger anunciado pela Microsoft. "Mas adoraríamos trabalhar com o Orkut", afirmou Dharmesh Mehta, diretor da divisão Windows Live.



Por meio do programa, que estará disponível para download em versão beta (de testes) ainda neste ano, será possível publicar atualizações em outras redes sociais e ver o conteúdo que seus amigos postam nela, como vídeos no YouTube, fotografias no Flickr e links.

Outro objetivo da Microsoft é facilitar a interação com os contatos favoritos --o novo lema do Messenger é "o jeito mais significativo de se manter em contato com as pessoas que mais importam".

Para justificar essa escolha, Mehta mostrou dados do Facebook segundo os quais os usuários dessa rede social têm, em média, 500 amigos, mas interagem ativamente com menos de 10% deles.

No novo Messenger, os contatos favoritos ficam em evidência na lista de amigos e o conteúdo compartilhado por eles em outras redes sociais é destacado em um módulo do programa que agrega essas postagens.

Entre os sites já conectados ao novo programa estão o Facebook, o MySpace, o YouTube, o Twitter e o Flickr.



Outra novidade do Messenger é a organização de conversas em abas, como nos navegadores de internet modernos, em vez de janelas separadas. Inédito no programa oficial da Microsoft, o recurso já existia há anos em softwares de terceiros compatíveis com o Messenger, como o Pidgin e o aMSN.

A Microsoft anunciou ainda que lançará novas versões móveis do Messenger para o iPhone, da Apple, para aparelhos com Windows Mobile (sistema operacional para celulares da Microsoft) e para celulares da Nokia e da RIM, responsável pelo BlackBerry.

O site www.messengerpreview.com traz mais informações sobre o programa.



Segundo a Microsoft, o Messenger tem 320 milhões de usuários no mundo todo, que enviam 10 bilhões de mensagens a cada dia.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u727195.shtml

Facebook e Twitter crescem nas redes sociais; Orkut continua líder

da Reportagem Local - Folha de São Paulo
Imagem: Editoria de Arte/Folha Imagem

As visitas dos internautas brasileiros ao Facebook e ao Twitter aumentaram desde abril de 2009, mas o Orkut segue na liderança de acessos no país, segundo mostrou pesquisa da Serasa Experian Hitwise, obtida pela Folha. A Serasa fornece informações sobre a interação de 100 mil pessoas em mais de 150 mil sites no país.

O Facebook cresceu 804% em acessos desde abril de 2009 e o Twitter subiu 768%. "O levantamento aponta que o Twitter manteve-se à frente do Facebook durante maior parte de 2009, mas o Facebook ultrapassou o Twitter na segunda semana de dezembro e segue à frente", afirma a pesquisa.

Apesar do crescimento, a porcentagem de visitas aos sites segue baixa em comparação ao todo: o Facebook tem 2,35% dos acessos da categoria Redes sociais e Fóruns da pesquisa e Twitter tem 1,91% da mesma categoria. O Orkut lidera a categoria com folga --tem 62,14% dos acessos-- e quem mais se aproxima dele é o YouTube, com 17,23% das visitas.

Quando são contados todos os sites mais acessados pelos brasileiros, o Orkut ficou em segundo lugar, atrás apenas do Google Brasil (serviço de busca), informou o estudo. Apesar disso, no período das férias escolares (entre o final de novembro de 2009 e o começo de fevereiro de 2010), o Orkut chegou a ultrapassar o Google.

Quadro geral
As redes sociais e os fóruns só perdem em acesso para os mecanismos de busca, segundo a pesquisa do Serasa Experian Hitwise. Em seguida, estão serviços como portais, serviços de e-mail e games. As páginas menos acessadas são as de bancos e instituições financeiras.

Mas, em tempo médio de visita, as redes sociais ficam na liderança, com 22 minutos e 51 gastos nesses sites.

Em seguida, ficam sites da categoria Entretenimento.



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u726772.shtml

Cientistas mapeiam estresse causado por uso de computadores


da France Presse, em San Francisco
Foto: SXC

Máquinas que travam, sistemas que ficam inexplicavelmente lentos, dificuldade em se lidar com o suporte técnico. Estes problemas, tão comuns da era digital, estão na raiz da Síndrome do Estresse Computacional, revela um estudo publicado na terça-feira (27) na internet.

"Os consumidores de hoje, dependentes de meios digitais, são crescentemente esmagados e desnorteados por problemas e obstáculos técnicos em suas vidas cotidianas", revelou um centro de pesquisas industrial em um estudo intitulado "Combatendo a Síndrome do Estresse Computacional" ('combating computer stress syndrome' no original).

Consumidores de hoje, dependentes de meios digitais, são crescentemente esmagados e desnorteados por problemas no PC

Entre as principais fontes de dores de cabeça digitais, o estudo apontou "computadores e equipamentos complexos e frustrantes, falhas técnicas, infecções por vírus e longas esperas para solucionar problemas".

As descobertas se basearam em uma pesquisa feita com mais de mil pessoas na América do Norte por um Comitê de Experiência do Consumidor, criado pelo Chief Marketing Officer Council (CMO), órgão dedicado a pesquisas industriais, para identificar formas de se manter os consumidores satisfeitos no altamente competitivo setor de comunicações.

"A realidade é que problemas numerosos e persistentes afetam a maioria dos usuários de computadores, criando angústia e ansiedade desnecessárias", destacou o estudo.

"Usuários digitalmente dependentes estão ficando saturados e frustrados com o atual estado de estresse relacionado ao computador e claramente procuram uma forma melhor de lidar com ele, reduzindo-o", acrescentou.

Das pessoas consultadas, 94% disseram depender de computadores em sua vida pessoal. Quase dois terços dos usuários precisaram contatar suporte técnico ou vivenciaram a Síndrome de Estresse Computacional (CSS, em inglês) no ano passado, diz o estudo.

"Os usuários enfrentam um estado continuado de ansiedade e desafio técnicos ao configurar novos produtos digitais, atualizar softwares e migrar para novos aplicativos e sistemas operacionais, bem como ao lidar com infecções de malware, ameaças na web, roubo e identidade e outros", aponta o estudo.

Outros 40% dos usuários de computador experimentaram falhas de sistema no último ano, e mais da metade teve que procurar ajuda para resolver problemas técnicos, destacou o instituto Pew Center Research, citado no estudo.

"Por serem tão importantes para nós, os computadores são uma faca de dois gumes", disse Murray Feingold, médica americana, apontada no estudo como criadora do termo CSS.

"Quando funcionam adequadamente, [os computadores] são ótimos. Mas quando algo sai errado, imediatamente entramos em pânico. Isto é o que chamo de Síndrome do Estresse Computacional", afirmou.

O estudo reforçou a importância de tornar a experiência homem-máquina menos angustiante, afirmou a porta-voz do comitê, Liz Miller.

"Achamos que já é tempo de que muitas destas grandes empresas de tecnologia realmente comecem a dar atenção ao que causa estresse e sofrimento ao consumidor para melhorar esta experiência", disse Miller.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u727212.shtml

Para OAB, punição a torturador visa recompor Estado brasileiro


Por FELIPE SELIGMAN e LUCAS FERRAZ, da Sucursal de Brasília - Folha de São Paulo

Ao pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) a modificação da Lei de Anistia para punir militares que praticaram tortura durante a ditadura militar (1964-1985), o advogado da OAB, Fábio Konder Comparato, afirmou que a entidade pretende "recompor" o Estado brasileiro.

A OAB é autora da ação que questiona no Supremo a extensão da legislação, editada em 1979 no governo João Figueiredo.

"[Queremos] recuperar o honorabilidade das nossas Forças Armadas, fundamentalmente maculadas pela sucessão de atos e delitos ocorridos durante o regime militar", afirmou Comparato, ao defender a causa no plenário do Supremo.

O tribunal começou a analisar a ação na tarde desta quarta-feira. Oito ministro participam do julgamento. Não estão presentes Joaquim Barbosa e José Antonio Dias Toffoli, que atuou no caso quando chefiava a AGU.

Segundo Comparato, o que ocorreu no Brasil foi uma "auto-anistia" editada por um Congresso submisso ao governo João Figueiredo, que elaborou a lei.

A tendência do STF é manter o atual entendimento da Lei de Anistia. Para a maioria dos ministros, a lei beneficiou os dois lados e uma mudança agora causaria insegurança jurídica. Assim, continuam anistiados os que "cometeram crimes políticos ou conexo com estes", como diz o primeiro artigo da lei, objeto de contestação da OAB.

Se a interpretação for alterada, o Estado poderá processar militares que cometeram crimes comuns, como tortura, apontada como imprescritível na Constituição.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u727236.shtml

Ibope cria sistema à prova de vazamento de audiência


Para evitar que dados sejam publicados indevidamente na internet, o Ibope desenvolveu uma tecnologia à prova de hackers. O sistema deve ser implantado ainda este ano.

O sistema foi criado para evitar que dados prévios da medição de audiência sejam publicados em blogs e comentados no Twitter, o que hoje acontece, principalmente por meio jovens e fãs de televisão, que divulgam os dados minuto a minuto, segundo o Instituto.

Atualmente, o Ibope proíbe seus assinantes – emissoras de TV e agências de publicidade – de divulgarem as prévias de audiência. De acordo com o Ibope, a divulgação desses números, considerada não real, pode influenciar o comportamento do público.

Porém, mesmo com a proibição, as medições sempre acabam vazando. Uma das hipóteses é que internautas estejam interceptando os dados por meio de falhas na segurança do sistema de transmissão entre o Ibope e os clientes ou que a medição esteja sendo divulgada por meio de intranet dos clientes (com ou sem consentimento do Instituto) para os funcionários.

De acordo com o blog do Daniel Castro, do RJ, comenta-se que o novo sistema irá restringir drasticamente o acesso dos profissionais aos dados de audiência. Com a mudança, somente executivos teriam como consultar esses números com computadores previamente cadastrados, acabando, por exemplo, com o acesso por smartphones.

Por segurança, o Ibope não divulga informações sobre como funcionará o novo sistema, mas garante que os clientes vão continuar decidindo quais funcionários terão acesso aos dados. (Do Portal Ad News)

Fonte:http://radiobaseurgente.blogspot.com/

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cientistas criam carro conduzido pelo movimento dos olhos


da Associated Press, em Berlim
Foto: Gero Breloer/AP

Cansado dos movimentos circulares por dirigir ao volante? Experimente isso: pesquisadores alemães desenvolveram uma nova tecnologia que faz com que motoristas conduzam automóveis usando apenas seus olhos.

Raul Rojas, pesquisador de inteligência artificial da Free University em Berlim, disse nesta sexta-feira (23) que a tecnologia rastreia o movimento do olho do motorista e, na rotação, conduz o carro em qualquer direção para a qual ele esteja olhando.

Cientista dirige sem mãos em demonstração do automóvel cujo funcionamento ocorre por movimentos oculares

Rojas e o grupo apresentaram o protótipo da tecnologia em um aeroporto da capital germânica.

Chamada de eyeDriver, a tecnologia conduz o carro a 50 km/h.

"O próximo passo será dirigi-lo a 95 km/h", disse Rojas.

Ultimamente, contudo, o pesquisador de nacionalidade mexicana, está mirando algo ainda maior: "o grande desafio é, obviamente, dirigir em uma cidade com pedestres e muitos obstáculos."

Mas não está claro quando -ou se- a tecnologia vai ser comercializada, assim como questões sobre segurança e praticidade: o que acontece olhando para uma garota bonita, próxima à estrada, por alguns segundos? Sem mencionar falar ao telefone ou escrever uma mensagem de texto enquanto se dirige.

Os pesquisadores têm uma resposta aos motoristas distraídos: o carro também é um veículo autônomo, equipado com navegação GPS, câmeras, lasers e scanners que o habilitam para dirigir sozinho.

"O carro pode fazer qualquer coisa. Ele pode dirigir de forma autônoma, ou pode ser guiado pelos olhos do motorista", afirma Rojas.

Justiça condena Google a indenizar padre apontado como pedófilo no Orkut

da Efe, em São Paulo

A justiça brasileira confirmou em segunda instância uma decisão que condenou o Google a indenizar em R$ 15 mil um sacerdote acusado de pedofilia na rede social Orkut, informaram fontes jurídicas nesta sexta-feira (23).

A 12ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou a decisão emitida em 16 de abril.

Se a empresa quiser, pode apelar à justiça federal.

Na ação judicial por danos morais, o sacerdote católico identificado como "J.R." alegou que um usuário anônimo o chamou "pedófilo" e "ladrão" em uma das comunidades virtuais da rede social administrada pelo Google.

Em primeira instância, o magistrado Alvimar de Ávila considerou que a companhia tem de assumir a responsabilidade neste tipo de situação por abrir espaço "sem prévia fiscalização" para usuários anônimos, que não têm registro, nem identificação verificada pela empresa.

Nesta quinta-feira, os desembargadores José Geraldo Saldanha da Fonseca e Geraldo Domingos Coelho confirmaram a sentença da primeira instância na íntegra.

O advogado do sacerdote, Oscar Ramalho Cavini, declarou que a Google, ao não identificar os usuários, "deve assumir a responsabilidade, caso contrário está contribuindo ao anonimato criminoso".

Google, que não se pronunciou ainda se irá ou não recorrer da decisão, tinha manifestado que sua atividade era oferecer gratuitamente um espaço aos usuários, que previamente "aceitam os termos no momento do registro".

Depois da China, o Brasil é o país onde Google recebe mais pedidos de retirada de conteúdos, segundo a própria empresa.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u724929.shtml

Apple se arrepende de recusar programa de vencedor de Pulitzer


Por Reportagem Local, Folha OnLine
Foto: Robert Galbraith -8.abr.10/Reuters

Em dezembro, o cartunista Mark Fiore teve seu aplicativo para iPhone e iPod touch recusado pela Apple por "ridicularizar figuras públicas".

Mas, na semana passada, depois de ganhar o Pulitzer, prêmio mais cobiçado do jornalismo norte-americano, Fiore foi procurado pela Apple, que reconsiderará a decisão.

Robert Galbraith -8.abr.10/Reuters

"Isso foi um erro que está sendo consertado", disse Jobs sobre cartunista

Fiore publica seus cartuns no site do jornal "San Francisco Chronicle" (SFGate.com) e foi o primeiro cartunista on-line a receber o Pulitzer.

Em uma entrevista ao site niemanlab.org, ele revelou a rejeição de seu aplicativo NewsToons, que mostra cartuns semanais animados.

Questionado por e-mail por um cliente sobre o aplicativo do cartunista, Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, respondeu: "Isso foi um erro que está sendo consertado".

"Claro, o meu pode ser aprovado, mas e alguém que não tenha vencido um Pulitzer e que talvez esteja fazendo um aplicativo político melhor que o meu?", afirmou Fiore ao "New York Times". "Você precisa de um pouco de frisson midiático para ter um aplicativo com conteúdo político aprovado?".

A relação conflituosa da empresa de Steve Jobs com programas de "conteúdo questionável" no iPhone é antiga.

Em maio de 2009, o aplicativo para leitura de livros eletrônicos Eucalyptus foi impedido de entrar na App Store porque poderia permitir o acesso ao "Kama Sutra".

Em março deste ano, a Apple extirpou de uma só vez 5.000 programas com conteúdo supostamente sexual da sua loja de aplicativos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u724590.shtml

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Megaestudo avaliará impacto do celular na saúde de 250 mil pessoas

da Reuters, em Londres

O projeto de um novo estudo sobre a relação do uso de telefones celulares e problemas de saúde crônicos como câncer e disfunções neurológicas foi apresentado nesta quinta-feira em cinco países europeus. A pesquisa deve durar décadas.

Organizadores afirmam que o Cosmos (Cohort Study on Mobile Communications) pode ser o maior estudo do gênero, com avaliações de mais de 250 mil pessoas de 18 a 69 anos no Reino Unido, Finlândia, Holanda, Suécia e Dinamarca.

Responsável pela parte britânica da pesquisa, Paul Elliott, do Imperial College London, afirma que pesquisas anteriores sobre os riscos do uso dos celulares abrangiam apenas cerca de uma década de monitoramento. Como diversos tipos de câncer levam muito tempo para se desenvolverem e a tecnologia da comunicação móvel ainda é relativamente nova, diz o pesquisador, era necessário um acompanhamento mais duradouro.

"Pelo bem de usuários atuais e gerações futuras, esta é a coisa certa a fazer", disse Elliott durante entrevista coletiva em Londres. "O estudo Cosmos vai mapear o uso por longos períodos, como 10, 20 ou 30 anos. Com monitoramento de longo termo, haverá tempo para eventuais doenças aparecerem."

Entidades como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a American Cancer Society e o National Institutes of Health afirmam que as evidências científicas obtidas até hoje não comprovam qualquer efeito negativo associado ao uso de celulares.

Lawrie Challis, do grupo independente MTHR --e também da seção britânica da pesquisa-- afirma que o balanço das evidências científicas não sugere que os aparelhos causem câncer, "mas não se pode descartar a possibilidade de que causem". "Simplesmente ainda não houve tempo suficiente. A maioria de nós tem celular há menos de dez anos. Muitos cânceres levam dez, 15 anos para apresentarem sintomas."

Os estudiosos trabalharão com operadoras de telefonia móvel para avaliar o uso do aparelho durante chamadas, mensagens de textos e transferências de dados.

Também será monitorada a forma como os usuários carregam seus aparelhos --se na calça, no bolso da camisa ou mesmo se usam dispositivos "hand-free" (com fone de ouvido).

Quem quiser participar da pesquisa deverá preencher um questionário sobre uso de celular, saúde e estilo de vida.

Os especialistas informam que, além de câncer, o estudo Cosmos vai examinar o desenvolvimento da saúde ao longo dos anos e buscar eventuais ligações também com problemas de ordem neurológica como Alzheimer e Parkinson.

Os resultados serão anunciados à medida que a pesquisa progredir.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u724278.shtml

Um cachorro late durante a transmissão ...

Durante a transmissão de Guarani x São Paulo, o som diferente do latido de um cachorro da PM chamou a atenção de Ulisses Costa. Alex Muller foi tentar explicar, mas fez Ulisses rir bastante por alguns segundos. Ouça o motivo no player abaixo.



Fonte: http://radiobaseurgente.blogspot.com/

Lançado primeiro livro virtual em Natal

Por Maria Betânia Monteiro

Seguindo o mesmo caminho do escritor Nelson Rodrigues, que lançou obras como “Engraçadinha” e “A vida como ela é” em jornais impressos da cidade do Rio de Janeiro, o médico e escritor potiguar Leonardo Barros em parceria com o portal TN ONLINE, lança um projeto inédito no Estado. A publicação do livro “Saúde, Beleza, Prosperidade e Riqueza” no portal de notícias da TRIBUNA DO NORTE. “O projeto é inédito pela interatividade. Os leitores podem participar, conversando com os personagens da obra por meio da postagem de comentários”, disse Leonardo em entrevista ao VIVER.

O Livro é uma comédia e conta a história de três amigos que decidem mudar o rumo das suas vidas, montando um cabaré, com narrativa de elementos bem ao estilo do autor: sexo, inveja, amor, ódio.

De acordo com o jornalista Fred Carvalho, editor do portal TN ONLINE,é a primeira vez que um veículo de comunicação potiguar aposta na publicação virtual de um livro.“O pioneirismo da TRIBUNA pode estar abrindo uma nova era da nossa literatura”, disse Fred, que acredita ser este um ótimo recurso para atrair o leitor mais jovem e os jovens autores.

Depois de ser lançado integralmente no TN ONLINE, o Livro será lançado ao público em brochura no segundo semestre deste ano. Leonardo Barros é autor de outros dois livros: “O maníaco do circo” e “Amor de Yone”.Acompanhe os capítulos novos do livro “Saúde, Beleza, Prosperidade e Riqueza” em: blog.tribunadonorte.com.br/livro.

Mais em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/contar-historias-e-trocar-ideias/146248

Nova versão do iPad chega às lojas no fim do mês

Até maio, a Apple garante que o aparelho estará disponível na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido

22 de abril de 2010 | 0h 00
Por Reuters - O Estado de S.Paulo

NOVA YORK
A versão com tecnologia móvel de alta velocidade do iPad, da Apple, chegará às lojas em 30 de abril, e o preço internacional para o computador tablet será divulgado em 10de maio, informou a empresa.

O computador com tela sensível ao toque vendeu mais de 500 mil unidades de seu modelo Wi-Fi nos Estados Unidos na semana após seu lançamento, em 3 de abril. A expectativa é de que a demanda continue forte com o lançamento da versão com capacidade de se conectar à rede sem fio ? 3G ? da AT&T.

O modelo 3G, que também funciona em redes Wi-Fi, custará US$ 130 a mais, o que significa que os modelos de 16 GB, 32 GB e 64 GB custarão US$ 629, US$ 729 e US$ 829, respectivamente.

A Apple disse que o iPad estará disponível no fim de maio na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Enquanto isso, revendedores americanos oferecem o produto pela internet com ágio que chega a até US$ 500.

Resultado. Apple divulgou na terça-feira resultados trimestrais bem acima do esperado em Wall Street, graças principalmente às boas vendas do iPhones. A empresa registrou um lucro líquido de US$ 3,07 bilhão, ou US$ 3,33 por ação, no segundo trimestre fiscal fechado em 27 de março, o que representa um aumento significativo em relação aos US$ 1,62 bilhão, ou US$ 1,79 por ação, registrados um ano antes.

Analistas esperavam um lucro de US$ 2,45 por ação, segundo a Thomson Reuters.

Já a receita da empresa de tecnologia aumentou quase 50%, para US$ 13,5 bilhões, bem acima da estimativa de Wall Street, de US$ 12,04 bilhões.

Para o atual trimestre, a Apple prevê um lucro de entre US$ 2,28 e US$ 2,39 por ação e uma receita de entre US$ 13 bilhões e US$ 13,4 bilhões.

As ações da Apple chegaram a atingir sua máxima histórica na última sexta-feira, graças ao otimismo pré resultados e a expectativas de que seu aparelho tablet, o iPad, irão ajudar a criar um novo nicho no mercado de eletrônicos.

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100422/not_imp541447,0.php

Paulo Markun deve deixar controle da TV Cultura

Por Folha OnLine

O jornalista Paulo Markun, até então apoiado pelo ex-governador José Serra para permanecer no comando da Fundação Padre Anchieta, que controla a TV Cultura, não será reconduzido ao cargo.

A informação é da coluna Mônica Bergamo. A íntegra está disponível para assinantes da Folha e do UOL.

Numa conversa com Luiz Antonio Marrey, chefe da Casa Civil do governo de São Paulo, anteontem, Markun foi avisado de que o governo estava retirando o apoio à sua reeleição.

O nome do governo que está no topo da lista para substituir Markun na presidência da fundação e na direção da emissora é o de João Sayad, atual secretário da Cultura de São Paulo.

Sem disfarçar seu enfado no comando da pasta, Sayad assumiria a TV em junho, logo depois da eleição. Ele não foi encontrado ontem pela coluna para comentar.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u724120.shtml

Prefeitura de Campo Grande volta atrás e nomeia professora cega

Por Agência Folha, em Cuiabá

A Prefeitura de Campo Grande (MS) vai revogar a medida administrativa imposta à pedagoga Telma Nantes de Matos, 43. Aprovada em concurso público para atuar na rede municipal de ensino, ela teve a nomeação recusada por ser cega. O município vai homologar sua nomeação e dar condições para ela trabalhar.

"Direito a gente conquista e mantém no grito", diz professora cega
OAB entra na Justiça para garantir cargo de professora cega

O caso se tornou polêmico após o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) dar declarações contra ter "uma pessoa cega" cuidando de uma turma de crianças. "Você colocaria sua filha de zero a quatro anos para uma pessoa com deficiência visual cuidar?", perguntou o peemedebista a jornalistas na segunda-feira (19).

Devido a desclassificação na professora no concurso, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul propôs uma ação na Justiça Federal pedindo a anulação de todos os atos administrativos "em desfavor da candidata, bem como a sua imediata posse no cargo de professor de educação infantil".

Em entrevista à Folha, o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte, disse que a Constituição veda o entendimento adotado pela prefeitura. "A existência de uma necessidade especial não pode ser um impeditivo para o exercício de cargos públicos", afirmou.

Segundo ele, a entidade entende que a pedagoga teria de "ser assistida" em seu trabalho. "Em momento algum, a candidata ignora a sua condição. Em termos concretos, seria o caso de designar uma assistente para acompanhar as aulas e suprir eventuais necessidades."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u723879.shtml

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Internautas madrugam para legendar séries postadas na web

Por Folha OnLine

Eles passam a madrugada em claro para traduzir e legendar os capítulos mais recentes das séries norte-americanas. E fazem tudo de graça. Apesar disso, os legendadores da web não são bem vistos --quase sempre são acusados de pirataria.

Produzido pelo site "Olhar Digital", o vídeo a seguir mostra uma entrevista oculta e "legendada" com um desses internautas que gastam um tempo absurdo para fazer a tradução de arquivos. No Brasil, por exemplo, séries como "Lost" ganharam muita audiência na rede, já que a TV paga exibe os episódios com atraso de semanas.

A maioria dos legendadores é viciada em cinema e em séries, compra edições especiais e caixas de DVDs e discos Blu-Ray originais. Todos apostam na legendagem online como uma forma de divulgação daquele produto, já que os estúdios e emissoras ainda possuem restrições comerciais que impedem o lançamento simultâneo em todo o mundo.

Veja vídeo em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u723543.shtml

DJ "pendura" os toca-discos e faz música usando dois iPads

Por Folha OnLine

A DJ Rana Sobhany mostrou uma maneira inusitada de fazer música: ela usa apenas dois iPads e alguns aplicativos. Nenhum laptop, toca-discos ou sintetizador é necessário.

Além dos dois iPads, Rana utiliza um mixer (uma espécie de misturador das músicas provenientes de cada iPad).

Dentre os aplicativos usados pela DJ, estão o Groovemaker House, Looptastic HD, iDaft (baseado no duo francês Daft Punk), AC-7 Pro, Pianist Pro e Sonosaurus Rex.

DJ Rana Sobhany mostrou uma maneira inusitada de fazer música: ela usa apenas dois iPads e aplicativos

Os detalhes sobre aplicativos utilizados por Rana estão no site http://www.destroythesilence.com/apps.

Veja o vídeo no qual ela detalha o trabalho de discotecagem com dois iPads:



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u723958.shtml

terça-feira, 20 de abril de 2010

Experiência mostra perspectiva de jovens sobre a favela através de filme

Por Gilberto Dimenstein - 19/04/10 - Rádio CBN

Veja jingle da Globo criticado pela campanha de Dilma

Por Folha OnLine

Mal foi lançado, o jingle feito pela TV Globo para comemorar seus 45 anos já foi suspenso pela emissora. Isso porque o filmete foi acusado pela campanha de Dilma Rousseff (PT) de conter mensagem subliminar de apoio ao candidato José Serra (PSDB).



O coordenador da campanha de Dilma na web, Marcelo Branco, diz que a mensagem estaria embutida no "45" --número do PSDB-- e em frases como "todos queremos mais", que de acordo com petistas, fariam referência ao slogan "o Brasil pode mais", dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura.

A campanha com atores, jornalistas e apresentadores da emissora, que faz aniversário na próxima segunda-feira, começou a ser exibida ontem (18/04/10) à noite.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Globo, que confirmou ter tirado do ar a campanha. Veja a resposta da emissora na íntegra:

"O texto do filme em comemoração aos 45 anos da Rede Globo foi criado --comprovadamente-- em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas muito menos slogans. Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada.

Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação do filme."

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=28LVE3BhFBk

Gilmar Mendes passa por saia-justa em sabatina transmitida pela internet

20/04/2010 - 02h59

Por BERNARDO MELLO FRANCO, da Reportagem Local (Folha)

Às vésperas de deixar a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Gilmar Mendes passou por uma "toga-justa" transmitida ao vivo pela internet. Na última sexta-feira, ele participou de sabatina promovida pelo YouTube, o portal de vídeos mais acessado do mundo. O que era para ser um balanço dos dois anos em que chefiou a corte se transformou num bombardeio de perguntas incômodas, muitas em tom acusatório, sobre polêmicas que marcaram sua gestão.

As questões foram enviadas por internautas e escolhidas em votação, sem interferência do STF. Durante 42 minutos, Mendes teve que ouvir críticas e provocações lidas no ar por uma apresentadora da TV Justiça. Foi chamado de "uma das vozes mais contundentes da direita conservadora" e até de "coronelzinho", numa referência à atuação política de sua família em Mato Grosso.

O tom de constrangimento surgiu logo na abertura, quando a locutora informou que não citaria "textos chulos, às vezes até pornográficos e com ofensas" contra o ministro.



Em seguida, anunciou seis perguntas sobre o tema mais votado: os dois habeas corpus que ele concedeu ao banqueiro Daniel Dantas, alvo da Operação Satiagraha da Polícia Federal, em 2008. Segundo ela, as questões foram agrupadas para evitar uma entrevista "só de um assunto".

O internauta que se apresentou como "Fonjic" afirmou que o STF "se autodestroi e cai em descrédito distribuindo habeas corpus a banqueiros corruptos".

Outro participante, identificado como "marioitalo", questionou a segunda decisão de Mendes em favor de Dantas: "O senhor recusou como prova a entrega, transmitida em rede nacional de TV, de R$ 1 milhão a agente da PF. Qual prova aceitaria para manter o banqueiro condenado a dez anos de prisão na cadeia?"

O ministro, visivelmente surpreso, voltou a criticar o delegado afastado da PF Protógenes Queiroz e o juiz Fausto de Sanctis. "Certamente o Brasil ainda vai saber muitos fatos sobre este episódio."

Em outro momento, Mendes foi acusado de "eleger e reeleger pessoas de confiança para beneficiar sua família" em Diamantino (MT). Rebateu no mesmo tom, apontando suposto envolvimento de um rival do clã com o crime organizado.

O ministro ainda foi cobrado por fazer suposta "denúncia vazia de grampo" contra a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e pelo número de entrevistas que concedeu. "Não seria melhor para a imagem do STF que o seu presidente falasse só nos autos?", perguntou "Diego". "Não sei o que é para o Diego o conceito de voz de direita conservadora. (...) O que é falar nos autos, quando se tem uma missão institucional?", retrucou.

Apesar dos momentos de desconforto, Mendes se disse satisfeito ao fim do programa. "Acho extremamente importante que nós possamos ter este diálogo", disse ele.

Ontem a sabatina já contava mais de 8.000 exibições, mas não aparecia na capa do canal oficial do STF no YouTube.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u722989.shtml

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dilma lança hoje site pessoal em encontro com blogueiros

Por Folha OnLine

Logo mais, às 3 da tarde, será lançado o blog da pré-candidata ao Planalto Dilma Rousseff (PT). O lançamento contará com um encontro entre a pré-candidata e blogueiros organizado pelo comando de campanha. O endereço e o streaming --tecnologia que permite ouvir músicas e assitir vídeos sem ter que baixar os arquivos no computador-- para acompanhamento do evento, segundo Marcelo Branco, coordenador da campanha, será divulgado com 40 minutos de antecedência pela candidata no Twitter.

O site da ex-ministra deverá seguir o formato de blog para evitar que a página seja considerada propaganda eleitoral.

No dia 11 de abril Dilma estreiou a sua página no microblog Twitter. Nesta segunda-feira, ela registra 30 mil seguidores. Com a entrada da ex-ministra, os quatro principais pré-candidatos passaram a usar a ferramenta.

Além do Twitter, a senadora Marina Silva, pré-candidata do PV, mantém um blog, onde divulga a sua agenda e seu trabalho. O deputado Ciro Gomes (PSB) também tem um site, que serve como página de divulgação.

Já o ex-governador José Serra teve que recorrer à Justiça para recuperar os endereços joseserra.com.br e joseserra.org.br, que foram registrados em 2008 por uma associação de Minas Gerais que ministra cursos a distância, a maioria de cunho religioso. O PSDB tinha perdido os domínios em 2002, por deixar de pagar a manutenção de R$ 30 anuais por cada endereço. Agora, as páginas trazem links para o Twitter de Serra.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u722802.shtml